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Métodos de avaliação de empresas: saiba como calcular o valuation do seu negócio
O valuation de empresas é essencial para ser bem-sucedido em muitas transações como, por exemplo, expansão, fusões e aquisições, adesão de um sócio ou dissolução societária, etc. E os métodos de valuation são usados para identificar o valor de uma empresa com mais precisão e segurança. Os principais métodos de avaliação de empresas utilizados pelo mercado são:
- Fluxo de Caixa Descontado
- Múltiplos de mercado
- Transações comparadas
- Valor Patrimonial
- Liquidação
- Valor de mercado
Os métodos de valuation são o caminho ideal para saber quanto vale um negócio porque tem cientificidade e são progressivos, isto é, evoluem, são qualificados. Além disso, dão conta das inúmeras variáveis que compõem o valor de uma empresa e oferecem tratamento lógico aos dados. Finalmente, aumentam a precisão e a objetividade do valor da empresa. Mas para ser bem sucedido na utilização deles é preciso saber escolher o mais adequado para o seu tipo de negócio. Quer saber a melhor forma de avaliar uma empresa? Aproveite nosso artigo.
1) Fluxo de Caixa Descontado (Discounted Cash Flow)
O Fluxo de Caixa Descontado Livre para Empresa (FCD ou DCF – Discounted Cash Flow) é o método de avaliação de empresas mais aceito pelo mercado. Ele calcula o valor justo do negócio e estima sua capacidade produtiva em longo prazo, por isso, é o mais completo e com maior grau de confiabilidade.
Fazem-se as projeções dos fluxos de caixa esperados para o futuro a partir dos resultados históricos da empresa e do mercado. Dentro desse horizonte de projeção, calcula-se a perpetuidade da geração de caixa. Depois, tanto o fluxo de caixa projetado quanto a sua perpetuidade são trazidos a valor presente a partir da aplicação de uma taxa de desconto. Essa dedução permite mensurar o quanto a empresa deve valer atualmente considerando-se todas as suas perspectivas. A taxa de desconto escolhida reflete o custo de capital, ou seja, o risco do negócio e o retorno mínimo esperado de empresas do mesmo segmento.
Mas, além do valor da empresa, o método de valuation Fluxo de Caixa Descontado tem outra vantagem que é a de apontar as perspectivas do negócio em custo, médio ou longo prazo. Esses indicadores tornam-se diretrizes para a valorização da empresa, isto é, para fazê-la valer mais.
2) Métodos de avaliação de empresas: avaliação relativa por múltiplos
O método de valuation por múltiplos é uma abordagem baseada no mercado, pois, compara a empresa avaliada com outras do mesmo segmento e perfil. Os negócios que serão tomados por base são selecionados entre os que tem capital aberto em bolsa de valores no Brasil e em mercados emergentes.
Realiza-se a comparação a partir de variáveis como Ebitda, Ebit, faturamento e lucro líquido. Esses são usados como múltiplos, logo se, por exemplo, o Ebitda da empresa avaliada corresponde à metade do valor desse indicador naquelas que lhe servem de base, então, seu valor no mercado será proporcionalmente em torno da metade do preço das empresas-parâmetro.
O valuation por múltiplos também é um dos principais métodos de avaliação de empresas. Não é considerado tão completo quanto o Fluxo de Caixa porque não considera as perspectivas para o negócio, tampouco apresenta indicadores estratégicos. Todavia, tem a vantagem de refletir muito bem a realidade do mercado.
3) Métodos de avaliação de empresas: TRANSAÇÕES COMPARADAS
O método de valuation Transações Comparadas estima o valor da empresa a partir da comparação com o valor de venda de outras empresas do mesmo segmento, sejam de capital aberto ou fechado.
Essa metodologia é menos precisa, mas reflete o que está acontecendo no mercado e, nesse sentido, é um bom apoio ao Fluxo de Caixa Descontado.
4) Valor de mercado
O método valor de mercado só é aplicável a empresas com capital aberto em bolsa de valores, com ações de alta liquidez. Calcula o valor pela média ponderada entre o preço das ações e seu volume de negociação dentro de um período pré-determinado. É o chamado Preço médio ponderado por volume, em tradução livre para o português, ou VWAP (Volume-weighted average price).
É muito específico e não tem o rigor técnico de um autêntico método de valuation. Os valores utilizados variam muito conforme o prazo e sua premissa de que o mercado dá preço justo aos ativos é questionável. Também não necessariamente reflete o potencial da empresa em gerar caixa no futuro.
5) Valor Patrimonial ou Valor Contábil
O valor patrimonial da empresa baseia-se no valor de seu patrimônio líquido (diferença entre o ativo e o passivo) e registrado no balanço patrimonial. Sendo assim, o valor patrimonial é o valor contábil do patrimônio líquido.
Esse método de calcular o valor reflete o desempenho histórico da empresa, mas não considera perspectivas em longo prazo. Assim, é mais utilizado para empresas fora de operação, com ativo imobilizado significativo, ou em dificuldades financeiras graves.
É possível também calcular o valor patrimonial de liquidação que estima o valor dos ativos (bens e direitos) da empresa a preço de mercado e subtrai seus passivos (Deveres e Obrigações). É mais indicado quando a empresa está dando prejuízo e não tem perspectivas futuras de reverter a situação.
Escolher os métodos de valuation mais adequados ao seu tipo de negócio é a melhor forma de avaliar uma empresa. Escolha um profissional especializado para te direcionar a uma escolha segura.
Conclusão
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Métodos de avaliação de empresas: saiba como calcular o valor do seu negócio
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Os métodos de avaliação de empresas permitem apurar o valor real da empresa para fusões, aquisições, expansão e outras operações. Os principais métodos de valuation são Fluxo de Caixa Descontado e Múltiplos, mas há muitos outros como Valor Patrimonial, Valor de Mercado, Transações Comparadas, entre outros.
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D&R Negócios
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